quarta-feira, 9 de junho de 2010

Escola Ambiental



Na verdade, enquanto as outras escolas vêem o ambiente como “um fator, a escola ambiental o vê como um ator”, ou seja, “a liderança torna-se um elemento passivo para fins de ler o ambiente e garantir uma abordagem adequada pela organização” (MINTZBERG et al. 2000, p.210-211).


Conceito de Escola Ambiental:

A escola Ambiental trata do conjunto de forças externas à organização e que os teóricos chamam de "AMBIENTE". A geração da estratégia nesta escala se dá por espelhamento, reagindo a um ambiente que estabelece regras.

A Escola Ambiental têm as suas raízes na Teoria da Contingência, teoria esta que cresceu para se opor ás afirmações da gestão clássica, onde era defendido que existia “uma melhor maneira” de gerir uma organização. Para os teóricos da contingência tudo dependia dos vários fatores do ambiente externo que podiam influenciar a organização:


1- ESTABILIDADE – Varia de estável a dinâmico, sem regras e com desfechos inesperados.

2- COMPLEXIDADE – Varia de simples a complexo. Cabe ressaltar que um ambiente complexo pode ser transformado num ambiente simples através de racionalização.

3- DIVERSIDADE DE MARCADO: Varia de integrados a diversificados.

4- HOSTILIDADE: Varia de favorável a hostil. A hostilidade e influenciada pela concorrência, pelas relações da organização com sindicatos, governos e outros grupos de recursos.


Uma frase que pode resumir esta escola é: quanto mais estável o ambiente externo, mais formalizada a estrutura interna.


Caso

O fenômeno Xerox

Na década de 1960, a Xerox decolou com a fotocopiadora – uma genial invenção rejeitada por outras empresas e uma extraordinária força de vendas que foi logo copiada por outras. Mas começou a perde espaço

para concorrentes japonesas com copiadoras pequenas, menor velocidade e mais baratas. Sua participação no mercado caiu de 95% para 13%.

Seu sonho de tornar-se uma empresa de informática falhou: IBM, GE, AT&T também fizeram o mesmo.

A recuperação da Xerox se assenta em duas medidas estratégicas:

Refocalizar a empresa na produção de copiadoras.

Para onde levar a companhia daqui para frente. Redesenhar a empresa para produtos digitais interligados em rede para aproveitar seus pontos fortes: processos de copiar e imprimir. Mas, 80% do faturamento da Xerox

provém de equipamentos analógicos e não de produtos de tecnologia digital.

Duas grandes mudanças foram feitas na direção do futuro:

Mudar a tradicional forma de trabalhar isoladamente para parcerias estratégicas com a Sun, Novell, Microsoft, Lotus, etc.

Reestruturar a empresa: de departamentalização por funções (manufatura, engenharia, vendas, finanças) para unidades de negócios com foco no consumidor final e ênfase no trabalho em equipe e participação.




2 comentários:

  1. As influências ambientais, depende daquilo que cada organização considera importante no se ambiente e captação e no tratamento da informações interna e externa.

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  2. Neste "post" a escola Ambiental, diferente de outras estratégias, espera o ambiente mudar para fazer suas estratégias em cima desta mudança. Muitas empresas conservadoras utilizam esta estratégia para não assumir riscos.

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