quarta-feira, 9 de junho de 2010

Escola de configuração

Conceito Escola de Configuração:

Esta escola foi organizada a partir de duas concepções: a da configuração e a da transformação.

Podemos caracterizar a configuração como o conjunto estável de características que cada organização possui, ou ainda um período de estabilidade.

A transformação é o processo pelo qual a organização passa, para adaptar-se à mudança a fim de atingir novo período de estabilidade. Este é um processo de ruptura, que, contudo, não destrói a organização, mas a impulsiona a se manter viva (ciclo de vida das organizações). Onde os processos de formação da estratégia nascem em função do conjunto de forças que configuram um estado de “estar” da organização ao invés de um estado de “ser”, como nas outras escolas.

Exemplo de Escola de Configuração


A temporada do Quidam ficará em cartaz por um ano no Brasil


Cirque du Soleil

Cirque du Soleil começou quando um grupo de artistas de rua no Quebec (Canadá) decidiu criar uma nova maneira de exprimir a paixão do grupo pelas artes circenses. Sob a direção de Guy Laliberté, o Cirque du Soleil usou a sua paixão pela criatividade e pela inovação para redefinir a paisagem do entretenimento e maravilhar espectadores do mundo inteiro.
Em 1980 Porter publicou seu livro Competitive Strategy falando sobre como as empresas devem se posicionar e definir suas estratégias através do mapeamento do mercado em que elas estão inseridas. Esse mapeamento passa pela análise de cinco forças no ambiente de uma empresa que influenciam a concorrência do mercado: Ameaça de novos entrantes; Poder de barganha dos fornecedores; Poder de barganha dos clientes; Ameaça de produtos substitutos; e Intensidade da rivalidade entre empresas concorrentes.
Baseado nessa análise de mercado, e na operação do Cirque du Soleil, serão identificadas formas de se inovar gerando melhores resultados para as empresas

Estrategicamente, o Cirque du Soleil é um exemplo a ser seguido pelas empresas do mundo todo, sempre inovando e alcançando ótimos resultados a curto e longo prazo.









2 comentários:

  1. Essa Escola é um complemento das demais escola e assim utilizando de vários conceitos e estruturas integrando-os em função do ciclo de vida da organização!

    ResponderExcluir
  2. Neste "post" mostra que a estratégia feita pela escola de configuração é baseada na mudança em que deve ser feita. A empresa em um momento está estagnada e para mudar essa situação usa-se uma estratégia que reconfigura toda organização fazendo-a crescer novamente, esta estratégia chama-se Escola de Configuração

    ResponderExcluir