quinta-feira, 10 de junho de 2010

Escola de Planejamento

Conceito Escola de Planejamento
A escola de planejamento, iniciado por H. Igor Ansoff e Andrews, reflete a maior parte das idéias da escola de design, acrescentando a concepção de que o processo estratégico não é apenas cerebral, mas também formal. A formalidade significa que o processo estratégico pode ser decomposto em passos distintos, delineados por listas de verificações e sustentado por técnicas como orçamentação, programas e planos operacionais. A estratégia e sua formação nessa escola são definidas como um processo formal. Nessa escola está incluída a técnica de planejamento estratégico.

O passo inicial no Planejamento Estratégico é estabelecer preliminarmente os objetivos (em algumas empresas: missão, propósitos, definição de negócio) e estratégias que a empresa ou grupo deseja seguir.

Usualmente, há necessidade do que se chama de “Primeiro Exercício”. Ele consiste em atividades intelectuais e comportamentais, com o objetivo de atingir um nível de conhecimento adequado (por parte de todos que vão participar do Planejamento Estratégico) do conteúdo do trabalho (conceitos, definições, técnicas, prioridades) e desenvolver a confiança de todos os participantes no grupo-núcleo que provocou o início do processo e deverá conduzi-lo.
O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que permite que se estabeleça um direcionamento a ser erguido pela empresa, com objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e o ambiente.


Exemplo de Escola de Planejamento:


Tendo como referência os dados de macro e microambiente coletados na empresa DV Informática, nesta fase do estudo serão apresentadas sugestões na área de Planejamento Estratégico. Para se chegar a este ponto, num primeiro momento far-se-á a exposição dos resultados obtidos nas pesquisas realizadas na empresa:

  • Análise do Ambiente

  • Definição da Visão

  • Definição dos Objetivos

  • Definição das Estratégias Competitivas.


A DV Informática está dividida em três áreas: Administrativa, Comercial e Técnica, sendo que a primeira comanda todas as outras, pois tem a função de organizar toda a empresa para o seu perfeito funcionamento. Além disso, outras funções básicas fazem parte da sua vida:

  1. Planejamento da empresa: objetivos esperados;
  2. Direção da empresa: orientação, coordenação, motivação, liderança das atividades;
  3. Controle da empresa: acompanhamento, controle, avaliação dos resultados;
  4. Organização: ordem em todos os aspectos.

2 comentários:

  1. Considerações...
    Na década de 80 houve fortes clamores de apreensão e críticas em relação ao planejamento estratégico:

    “Depois de mais de uma década de controle quase ditatorial sobre o futuro das empresas americanas, o reinado parece estar no fim ... poucas estratégias supostamente brilhantes elaboradas pelos planejadores, foram implementadas com sucesso” (Business Week, 1984)

    “A despeito de quase vinte anos de existência da tecnologia de planejamento estratégico, a maior parte das empresas hoje, se engaja no menos ameaçador e perturbador planejamento a longo prazo por extrapolação” (Ansoff, 1977)

    Em 1994, I. Wlison escreveu ao “sete pecados capitais do planejamento estratégico” com constatações da inépcia da metodologia ao que os planejadores reagiram pela falta de apoio gerencial e ausência de clima organizacional e cultural em muitas das vezes.

    A escola do planejamento de característica formal, técnica e prescritiva por vezes perdeu o foco principal – os fins almejados - em detrimento dos meios utilizados - suas técnicas, relegando aspectos criativos, culturais e históricos das organizações e não perseguindo o comprometimento das gerências intermediárias - o engajamento, pois o mais importante é o desempenho da organização e não o do seu planejamento.

    ResponderExcluir
  2. O "post" mostra a escola de design mais formal, ao meu entender a escola de planejamento é a estruturação da empresa para formar a estratégia, fazer com que todos os envolvidos sejam capacitados e infomados de todo o processo.

    ResponderExcluir