quinta-feira, 10 de junho de 2010

Escola Cognitiva



Conceito de Escola Cognitiva

busca a origem das estratégias ao estudar os processos mentais de sua criação. Essa escola estuda as estratégias que se desenvolvem nas mentes das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas. Assim, a pesquisa é dirigida ao modo como a mente humana processa a informação, mapeia a estrutura do conhecimento e obtém a formação de conceitos, focalizando, portanto, a cognição na criação da estratégia. Outra corrente dessa escola estratégica direciona sua pesquisa para o modo como a cognição é usada para construir estratégias por intermédio de interpretações e não simplesmente para mapear a realidade de uma forma mais ou menos objetiva e distorcida . A presente escola pretende desvelar o processo mental de criação das estratégias ao analisa sua formação na cabeça do estrategia.

Exemplo de Escola Cognitiva:


Itaú Unibanco forma Conselho Consultivo Internacional


Dando seqüência às melhores práticas de governança corporativa que permeiam o processo de

integração do Itaú Unibanco, acaba de ser constituído o Conselho Consultivo Internacional (International Advisory Board), que tem como objetivo principal contribuir para a ampliação da presença do banco na comunidade financeira internacional.


O novo Conselho conta com dez membros, entre importantes lideranças empresariais e acadêmicas de vários países, com experiências relevantes e destacadas no mundo das finanças. Deve permitir ao Itaú Unibanco uma visibilidade regional e global compatível com a posição atual de 11º maior banco do mundo em capitalização de mercado”, afirma Pedro Malan, presidente do Conselho Consultivo Internacional do Itaú Unibanco.



2 comentários:

  1. O Itau Unibanco esta usando o conhecimento do seu conselho consultivo para criar suas estrategias de posicionamento no mercado e concerteza vai aproveitar ao maximo o conhecimento e a experiencia de cada, Principalmente do seu presidente e ex-ministro Pedro Malan que de economia entende muito.

    ResponderExcluir
  2. Neste "post" mostra que o planejamento estratégico é baseado por experiência de seus funcionários altamente qualificados, sobre isso pode-se destacar que não utilizarão a intuição como gatilho da estratégia e sim o proprio conhecimento e vivencia de mercado.

    ResponderExcluir