quinta-feira, 10 de junho de 2010

Escola do Aprendizado

Conceito Escola Aprendizado

Aprendizagem Organizacional é o processo de mudança da base de valores e dos conhecimentos da organização, levando à um incremento da habilidade na resolução de problemas e na capacidade de ação frente às demandas do meio ambiente”. (Probst e Buchel, 1997).”

Aprendizado por entender a estratégia como um processo emergente que se origina em toda a organização através de seus membros individualmente ou coletivamente. Assim, as estratégias surgiriam dos padrões comportamentais praticados pela organização, inexistindo a cisão entre formulação e implementação da estratégia. As estratégias seriam o aprendizado da organização que emerge por intermédio do fluxo das ações organizacionais.

Essa escola não tem exatamente estratégias pré definidas e sim um entendimento de como o processo é formado pelos agentes que aprendem com o processo:

As organizações devem estimular as pessoas a adquirirem, criarem, disseminarem e usarem o conhecimento de modo mais eficiente, propiciando um maior desenvolvimento organizacional.

As pessoas têm que aprender, mas também têm que continuar realizando seu trabalho cotidiano de forma eficiente e os gerentes precisam saber sobre o que aprender. Esta escola nos ensina que o processo de formulação e implementação de estratégias pode ser um processo de aprendizagem, participativo, dinâmico e estruturado no conhecimento da organização.

Exemplo Escola de Aprendizagem




Missão: “Disponibilizar aos clientes serviços de saúde diferenciados, com ética, competitividade e responsabilidade social, proporcionando trabalho e reconhecimento aos cooperados, colaboradores e prestadores de serviços.”


A Unimed VTRP atua no ramo de serviços de saúde e é constituída por 308 colaboradores e 613 médicos cooperados, possui 159 mil clientes, distribuídos em 59 municípios dos Vales do Taquari, Rio Pardo e Jacuí. Conta com 36 hospitais e 218 clínicas e laboratórios credenciados, nas regiões dos Vales do Taquari, Rio Pardo e Jacuí, para atender aos clientes.

A estrutura conta com a Sede, 12 escritórios regionais em cidades da região de atuação, uma estrutura de SOS UNIMED e três estruturas de Promoção à Saúde.

A UNIMED VTRP por ser uma prestadora de serviços, acredita que as pessoas são o diferencial para o sucesso da cooperativa. As pessoas é que garantem a agilidade, confiabilidade e segurança dos serviços prestados aos nossos clientes. Por isso, investe constantemente nas pessoas, reforçando a cultura doaprendizado de seus colaboradores. As oportunidades de desenvolvimento são fator motivador para quem atua na cooperativa, bem como aqueles que buscam ingressar na mesma

3 comentários:

  1. A escola do aprendizado nos mostra como esta estratégia é importante atualmente, ela faz com que o lado criativo dos colaboradores seja valorizado e ressaltado.

    Esta estratégia cria colaboradores mais participativos, que pensam como “gestor” da empresa e não apenas como um mero funcionário que cumpre seu horário.

    ResponderExcluir
  2. Neste "post" mostra que a motivação dos funcionários por meio de aprendizado é a sua principal estratégia, e que as pessoas são os agentes ativo da estratégia, no qual é oposto em outras escolas estratégicas, são as pessoas que dão a iniciativa do crescimento e a estratégia só é vista no cumprimento final das metas.

    ResponderExcluir
  3. Unimed, visando sempre o bem estar dos seus clientes prestando serviços especiais de atendimento e tendo um ótima relação com seus colaboradores motivando e ensinando.

    ResponderExcluir