quinta-feira, 10 de junho de 2010

Escola do Poder

Conceito Escola do Poder

Escola de poder que focaliza a formação da estratégia como um processo de negociação, que é dividido em duas dimensões. A primeira chama-se de micropoder e enxerga o desenvolvimento da estratégia dentro das organizações como um fenômeno essencialmente político de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa. A segunda divisão dessa escola é designada de macropoder, esta visualiza a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros de alianças, realizando joint-ventures e outras redes de relacionamento para negociar estratégias "coletivas" de seu interesse.

A escola caracteriza a formação de estratégia como um processo aberto de influência, enfatizando o uso do poder e política para negociar estratégias favoráveis a determinados interesses. A palavra poder é utilizada para descrever o exercício da influência além de puramente econômica.

Sobre este contexto pode-se distinguir dois tipos de poder:

- poder micro - lida com o jogo de política dentro de uma organização, os indivíduos e grupos.

- poder macro – diz respeito ao uso de poder pela organização, a interdependência de uma organização com o seu ambiente.



Exemplo Escola de Poder:

Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Verificamos que a Empresa GOL Linhas Aéreas possue características da Escola do Poder, segue informações que comprovam esta afirmação:

O início da empresa de âmbito familiar, a imagem forte do líder com controle total da estratégia, a experiência e liderança no setor de transportes rodoviários, grande capacidade de investimento demonstrado na compra de quatro Boeing de última geração com pagamento à vista. Bom relacionamento nos trâmites com órgãos públicos.
Características que se completam e nos leva para uma gestão digna da “Escola do Poder”.


3 comentários:

  1. Comentário do Grupo:
    A Escola de Poder caracteriza a formação de estratégia como um processo de influência, enfatizando o uso de poder e política para negociar estratégias favoráveis e determinados interesses

    ResponderExcluir
  2. Neste "post" mostra as ferramentas que o gestor pode ter em mãos para fazer sua estratégia, como a barganha (micro poder), e a influencia (macro poder), ao utilizar essas ferramentas poderá chegar ao objetivo pretendido rapidamente.

    ResponderExcluir
  3. A Gol se enquadra completamente nessa escola, com seu apetite do mercado, chegou assustando a concorrencia com preços populares e sua conduta administrativa muito participativa,
    e agora é uma empresa consolidando no mercado de aviação.

    ResponderExcluir