quinta-feira, 10 de junho de 2010

Escola do Posicionamento

Conceito Escola de Posicionamento

Escola de posicionamento, principalmente impulsionada por Michael Porter, que adota a visão de que a estratégia se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises formalizadas das situações da indústria , tais como as avaliações feitas através do modelo das cinco forças competitivas do citado autor. Nessa escola, a formulação da estratégia deve ser precedida de exame profundo da indústria e de uma minuciosa análise do ambiente externo e interno da empresa. As "ameaças e oportunidades" do ambiente e "as forças e fraquezas" da organização devem ser avaliadas conforme o modelo genérico de estratégia a ser adotado pela empresa. A idéia central de estratégia e formulação resume-se a um processo analítico.




Exemplo de Escola de Posicionamento


A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria American Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela é utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos, marketing, planejamento estratégico e análise de potfólio.




















2 comentários:

  1. Críticas à Escola:
    Minzberg critica esta escola segundo os enfoques listados abaixo:
    - O processo de criação de estratégias excessivamente deliberado prejudica o aprendizado estratégico.
    - Técnicas analíticas não ajudam a desenvolver estratégias, podendo quando muito corrigi-las.
    - Estreitamento de foco visto ser orientada para o econômico ao invés do político e social.
    - Perda do equilíbrio pela grande inclinação para o ambiente externo (indústria, concorrência) em detrimento das capacidades internas.
    - O processo altamente analítico e calculista tolhe a criatividade de estratégias inovadoras e o compartilhamento e engajamento dos atores envolvidos.
    - A ênfase em análise e cálculo reduziu seu papel da formulação da estratégia para a condução de análises estratégicas em apoio ao processo.
    Porém uma contribuição muito importante foi envolver a pesquisa e desenvolver um poderoso conjunto de conceitos no processo de formulação do planejamento estratégico.

    ResponderExcluir
  2. Neste "post" novamente é mencionado a análise SWOT, que é uma ferramente estratégica muito utilizada, no entanto, o diferencia a escola de Posicionamento das demais é sua análise crítica, que compara seu produto ao mercado e não o mercado ao seu produto.

    ResponderExcluir