sexta-feira, 11 de junho de 2010

Escola de Design


Conceito de Design:

Entende a formação da estratégia como a obtenção do ajuste essencial entre as forças e as fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente. Para essa escola a formação da estratégia é realizada pela gerência sênior em um processo deliberado de pensamento consciente, nem formalmente analítico nem informalmente intuitivo, de forma que todos possam implementar a estratégia. Dentro dessa escola, a formulação da estratégia seria definida como um processo de concepção, ou seja, o gerente sênior cria mentalmente estratégias deliberadas.

Exemplo de Empresa



Nestlé compra Água Mineral Santa Bárbara

A Nestlé comprou as fontes da Água Mineral Santa Bárbara e parte de suas instalações industriais, localizadas no interior de São Paulo. O valor da aquisição não foi informado pela companhia, que revelou apenas que o investimento estimado para os próximos cinco anos na Santa Bárbara é de R$ 100 milhões, incluindo gastos com a compra da empresa, ampliação e modernização das linhas de produção e embalagens. Com a operação, anunciada ontem, a Nestlé, fortalece sua presença em São Paulo, o principal mercado do País no segmento, representando aproximadamente 57% do mercado total de águas engarrafadas. A participação da Nestlé. Waters, divisão de águas do grupo, no Sudeste é de aproximadamente 9,5% e a companhia acredita que, com a aquisição, poderá ampliar esse porcentual. O negócio deverá ser submetido às autoridades de defesa da concorrência nos próximos dias. A marca Santa Bárbara possui hoje forte presença no interior de São Paulo, sendo distribuída para mais de 180 municípios. A Nestlé Waters é líder mundial em águas engarrafadas, com 19,2% de participação, presente em 130 países. No Brasil, são comercializadas as marcas Nestlé Aquarel, Petrópolis, São Lourenço, Perrier, S.Pellegrino e Acqua Panna, sendo as três últimas importadas.

2 comentários:

  1. Neste "post" mostra qual foi a reação da Nestle com o "ataque" da Danone ao fabricar a recente marca de água Bonafont. Mostra que a Nestle teve que corrigir seus erros e investir em novas fabricas, potencializando novamente seu mercado de águas.

    ResponderExcluir
  2. Em um mercado pouco explorado e diziam sem valor pelas grandes empresas, viram a acensão da Danone com a Bonafonte, tiveram que dar uma resposta rápida e estratégica comprando a Santa Bárbara.

    ResponderExcluir