quinta-feira, 10 de junho de 2010

Escola Cultural

Conceito Escola Cultural
A escola cultural é a imagem invertida da escola do poder. A cultura junta uma coleção de indivíduos em uma entidade integrada chamada organização.
A cultura foi "descoberta" em administração nos anos 80, graças ao sucesso das empresas japonesas. Elas pareciam fazer coisas de maneira diferente das americanas, ao mesmo tempo em que às imitava.
A cultura pode ser estudada sob o ponto de vista de algumas pessoas de fora ou dentro da organização. A primeira assume uma posição objetiva sobre as razões pelas quais as pessoas se comportam como o fazem, as quais são explicadas pelo caráter único dos relacionamentos sociais e econômicos. A Segunda considera a cultura como o processo subjetivo de interpretação, não baseado em qualquer lógica abstrata universal.



Exemplo Escola Cultural:



O banco Bradesco, presa pela sua cultura conservadora, porém perde grandes oportunidades, assim são analisadas pelo mercado. Sabe-se que a Porto Seguros propôs negociações ao Bradesco antes de Fechar negócio com o Itaú, mas o processo foi demorado e dificultado pela organização que por fim, ficou sem a parceria com a Porto. Além disso, o Unibanco chegou a realizar negociações com o Bradesco para que a fusão pudesse ter sido realizada, mas novamente uma oportunidade se foi e o Bradesco perdeu uma parcela no mercado.


2 comentários:

  1. De fato, a Escola Cultural tem suas desvantagens, pois pode fazer com que a empresa venha tomar decisões incorretas ou não pensadas em busca de manter valores culturais da organização para não desviar seus valores.

    ResponderExcluir
  2. Neste "post" mostra que o principal foco da estratégia é a cultura da empresa. Com base nisso toda estratégia é feita e estruturada pelos valores e ser da empresa.

    ResponderExcluir